Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Baú musical

O tema é o amor. Na letra, na interpretação, no nosso ouvido e na escolha. São velharias ou talvez não. É um baú diversificado ou tenta ser.

O tema é o amor. Na letra, na interpretação, no nosso ouvido e na escolha. São velharias ou talvez não. É um baú diversificado ou tenta ser.

Baú musical

08
Jun17

Nessun Dorma - Carreras, Domingo e Pavarotti

Kalila

Actuação de 1994.

(Mesmo a quem não gostar deste tipo de música proponho que espere a "explosão" do Pavarotti) 

Esta é uma ária do último acto da ópera Turandot de Puccini, datada de 1926. O enredo da ópera é asiático do século 12: o príncipe Calaf apaixona-se pela implacável princesa Turandot que põe como condição ao seu amor três enigmas, mortais para quem não acertar neles. Calaf acerta nos três mas Turandot recusa amá-lo mesmo assim e prevê-se a sua morte para a manhã seguinte porque já sabia demais. Num último esforço, Calaf ainda tenta o amor e a vida propondo que a princesa lhe descubra o nome enquanto ele canta, podendo então morrer em paz no dia seguinte. Para isso conta com o público para ajudar, "nessun dorma" traduz-se para português como "que ninguém durma". O curioso e trágico da história é que Puccini morre sem acabar a ópera, implorando a um amigo que o faça por si. Foi tradição durante as primeiras apresentações que o pano descesse no trecho do último acto que a morte do autor interrompeu.   

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D